FAQ`s

O que é o método Espagírico?

Espagírico é um método antigo de preparação de extratos de plantas. Em suma, é a capacidade de produzir tinturas-mãe vegetais e, portanto, uma solução derivada das próprias plantas, através de um processo natural de extração (em estufa e dupla boião de vidro). Ele permite recuperar e fortalecer todas as substâncias funcionais da planta sem serem danificadas por sujeição da planta ao stress causado por máquinas de extração artificial.

O que á a Alquimia?

A palavra Alquimia vem do árabe “AL-KIMIA” e significa “Química de Deus”. No entanto, essa “química”, que anteriormente era conhecida como Espagiria, não é a ciência conhecida hoje em dia. A principal diferença entre o último e a alquimia reside na natureza filosófica, transcendental e espiritual da arte alquímica.

Qual a diferença entre a tintura madre da Erbenobili e uma tintura madre normal?

Na tintura madre espagírica da Erbenobili, a planta não é colocada em macerar em água comum e álcool comum, em vez do que ocorre numa tintura madre normal espagírica.

Na Erbenobili a planta macera em vinho tinto e álcool etílico espagírico de vinho tinto.

Na tintura madre, de acordo com a Farmacopeia francesa, há uma proporção de extração de plantas em solução hidroalcoólica de 1 a 10 (R.E. 1:10), o que significa que cada quilograma de planta seca deve ser macerado em 9 litros de solução hidroalcoólica.

Na Fitomater da Erbenobili, no entanto, a razão de extração é de 1: 5, por outras palavras, a planta fresca é colocada no recipiente e, em seguida, é derramada a solução hidroalcoólica composta de vinho tinto e álcool etílico espagírico de vinho tinto, até que a planta esteja quase completamente submersa (isto geralmente leva a um índice de extração variando de 1: 4 a 1: 5 máximo, dependendo da planta).

Por que a extração de Fitomater na estufa e não com um extrator?

Em primeiro lugar, é de salientar que a estufa está equipada com um sistema de temperatura controlada que permite o controlo direto da temperatura e é equilibrada logo que exceda 38 ° C, mantendo a temperatura em torno de 32 ° C.

Aqui, os boiões de boca larga com a planta fresca e a solução (vinho tinto e álcool espagírico) são colocados sobre areia de rio em condições de humidade e temperatura controladas, em estufa e sujeitos à radiação solar e lunar.

Graças a estas condições, o chamado “microcosmo de circulação” é criado dentro do boião.

Somente numa estufa, é possível ter um extrato suave e livre de stress para a planta e, acima de tudo, sem danos à tintura-mãe e seus constituintes que representam o recurso real para o Homem, ao contrário do que pode acontecer com outros métodos extrativos onde são usados equipamentos para tentar simular as forças da natureza e obter um extrato em 24 horas.

No caso da Erbenobili, o processo demora 40 dias.

O que se entende por Suplemento Alimentar?

Os suplementos alimentares são géneros alimentícios destinados a complementar a dieta comum e constituem uma fonte concentrada de nutrientes, tais como vitaminas e minerais ou outras substâncias com efeitos nutricionais ou fisiológicos, em particular, mas não exclusivamente, aminoácidos, ácidos gordurosos essenciais, fibras e extratos de origem vegetal, ambos monocompostos e multiusos, em formas pré-doseadas.

Posso tomar suplementos alimentares sem a opinião do meu médico?

Os suplementos alimentares são, de acordo com a definição, “produtos alimentares”. Sendo alimentos, não medicamentos, podem ser tomadas sem o conselho de um médico.

No entanto, é sempre aconselhável consultar um técnico de saúde ou um herbalista confiável ao decidir tomar esses produtos, pois sendo produtos naturais, têm poucas contra-indicações mas podem interferir com a funcionalidade dos medicamentos tomados em conjunto.

Todas as empresas podem produzir suplementos alimentares?

No que respeita à legislação em vigor em Itália, os estabelecimentos dedicados à produção e embalagem de géneros alimentícios, destinados a usos nutricionais específicos e suplementos dietéticos, nos termos do Decreto Legislativo nº 111, de 27 de janeiro de 1992, que implementou a Diretiva 89/398 / CEE relativa aos produtos nacionais a nível nacional para uma determinada nutrição, devem ser previamente autorizados pelo Ministério da Saúde italiano.

A autorização de produção e / ou embalagem é emitida “após verificação da existência das condições sanitárias e dos requisitos técnicos prescritos pela D.P.R. 26 de março de 1980, nº.327 e modificações subsequentes, e a disponibilidade de um laboratório apropriado de controlo de produtos (Art.º. 10 do Decreto Legislativo italiano 111/92). A verificação é realizada pelo Ministério da Saúde italiano com a colaboração do Instituto Superior de Saúde em Itália, através de uma inspeção envolvendo representantes da ASL competente para o território.

Qual a influência do Sol e da Lua nos produtos Espagíricos?

Demonstrou-se que o Sol e a Lua aumentam a energia da planta.

Existem neutrinos e fotões na radiação solar (positiva) e na radiação lunar (negativa). Os neutrinos atuam sobre os sais dentro da solução e são responsáveis por modificar a estrutura atômica, enquanto os fotões são responsáveis pela memória universal ou melhor, para carregar a memória cósmica, e depois levar esse conhecimento de um lado para outro. Assim, através do processo de circulação dentro dos boiões, eles carregam a energia cósmica que é absorvida pelas plantas.

Existe uma diferença entre um suplemento dietético de Erbenobili e um suplemento de ervas normal?

Claro, a diferença é substancial. Laboratórios como os da Erbenobili, constituídos de acordo com o Decreto Legislativo de 27 de janeiro de 1992, no. 111, são autorizados para a produção e embalagem de:

1. Alimentos destinados a uma alimentação específica, tal como previsto no Decreto Legislativo n. 111;

2. Vitaminas e minerais suplementares, tal como referido no Regulamento (CE) n.º 1925/2006;

3. Complementos alimentares, nos termos do Decreto Legislativo n. 169.

Os laboratórios autorizados a produzir suplementos alimentares baseados em apenas ingredientes à base de plantas só podem usar plantas e cultivar ingredientes ativos extraídos dessas ervas.

Assim, em última instância, além de poder fazer suplementos alimentares baseados em apenas ingredientes à base de plantas, os laboratórios como o da Erbenobili podem usar vitaminas e minerais em seus produtos para criar esse excedente de ingredientes ativos que ajudem a apoiar a energia e o fito-complexo das plantas.

O que significa Qualidade Total?

Um produto Espagírico é uma paixão que envolve profundamente todos os recursos de um produtor cujo objetivo mais ambicioso é atingir a “Qualidade Total”.

Uma conquista de “qualidade” baseada nas características físicas, alquímicas e sensoriais de um produto, para divulgar e assimilar o novo conceito de “elementos nobres das plantas”, o valor acrescentado mais precioso e indispensável no caminho difícil para a excelência. Qualidade total significa procurar o melhor (matérias-primas, respeito pela natureza, plantas) para fazer um produto no pleno respeito do consumidor e do Homem.