Suplementos Espagíricos

O que são?

Espagírico, é um método antigo de preparação de extratos de plantas respeitando os tempos da Natureza.
A palavra Espagírico deriva da palavra grega “spao”, que significa separar, dividir e “agheiro”, que significa conectar, unir. Espagírico é, de fato, separar e reunir: separar os princípios ativos, purificá-los e, em seguida, reuni-los com os sais.


A produção de essências espagíricas, baseia-se, portanto, em três processos básicos:

  • fermentação,
  • destilação e
  • incineração.

Na fermentação, as plantas permanecem mergulhadas numa solução hidroalcoólica (o álcool etílico é o solvente da Natureza) durante um determinado período de tempo sem qualquer utilização de equipamento industrial. Nesta etapa separa-se o corpo da planta dos seus princípios ativos. Na seguinte, destilação, o corpo (folhas, ramos, raízes) da planta é separado da tintura primária. O corpo é então incinerado para separar o sais originais que serão depois adicionados (reunidos) à tintura mãe. Desta forma obtêm-se os óleos essenciais (substâncias aromáticas) e também os sais minerais da planta, ambos microelementos.

A vantagem das essências espagíricas reside no facto de conterem, não só substâncias orgânicas, mas também materiais inorgânicos (minerais, oligoelementos). Além disso, através das diferentes etapas de processamento, é usado todo o poder de cura da planta, o fito complexo. Com este remédio espagírico, o cheiro, o sabor, a cor, os componentes bioquímicos dos sais, oligoelementos, ingredientes ativos, etc., interagem direta e indiretamente com todos os componentes de um indivíduo favorecendo o bem-estar total, ambos Físico e Espiritual.


Apesar de Paracelso ter sido o percursor deste método, o mesmo foi patenteado nos USA em 23 de agosto de 1994, com o número 5.340.729.

Pode ler-se no Abstract: “Método para produzir essências espagíricas na forma de produtos padronizados com teores de álcool definidos em relação ao resíduo seco de plantas usadas no referido método. Os componentes de uma essência espagírica que são importantes do ponto de vista espagírico – álcool de fermentação, substâncias aromáticas voláteis e sais minerais solúveis – são obtidos totalmente e em sua forma pura. O processo de produção distingue-se por uma forma de preparar a fermentação de levedura que impede o desenvolvimento de micro-organismos indesejáveis, por destilação a vácuo suave, por incineração completa com extração exaustiva das substâncias minerais e por diferentes métodos para remoção de impurezas que também foram extraídas. Essências espagíricas ou tinturas primárias são usadas como medicamentos em medicina humana e veterinária”.
A eficácia da Natureza!

 

Leia o artigo sobre suplementos alimentares >>

Conheça os suplementos espagíricos >>