Desde antiguidade que o vinho é apreciado e são reconhecidos os seus beneficios para a saúde
O cultivo de uva e a produção de vinho é datado por arqueólogos da Cornell University algures entre 6.000 e 4.000 AC.
Antigos papiros egípcios de 2200 AC são os documentos mais antigos que mencionam o vinho como um medicamento feito pelo homem.
Hipócrates, considerado como o “pai da medicina ocidental”, promovia o vinho como parte de uma dieta saudável. Ele alegava que o vinho era bom para desinfetar feridas, para aliviar a dor durante o parto, para os sintomas de diarreia e letargia, e ainda para se misturar medicamentos e facilitar a ingestão destes pelos pacientes.
Durante a Idade Média, monges católicos frequentemente usavam vinho para uma ampla gama de tratamentos médicos.
Arnaldo de Vilanova, um médico, foi autor do primeiro livro impresso sobre a bebida. Ele escreveu longamente sobre os benefícios do vinho para o tratamento de muitas doenças, incluindo sinusite e demência.
Durante a epidemia de cólera de 1892, em Hamburgo, na Alemanha, o vinho foi utilizado para esterilizar a água.
Quais os benefícios do vinho?
Devido aos inúmeros estudos desenvolvidos atualmente, sabemos que ele contém uma mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis, chamadas polifenóis, que podem afetar positivamente muitas funções do nosso organismo.
REDUÇÃO DE RISCO DE ATAQUES CARDÍACOS
O álcool desenvolvido nesta bebida reduz a formação de placas de entupimento das artérias, aumenta o colesterol bom, diminui a inflamação, e inibe a coagulação do sangue o que diminui o risco de aterosclerose.
MENOR RISCO DE DIABETES
Os componentes não alcoólicos do vinho tinto, principalmente os polifenóis, que têm um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue e a função da insulina.
AJUDA NA PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA
os últimos dez anos uma série de estudos tem relatado uma redução significativa dos riscos de qualquer declínio cognitivo, demência ou doença de Alzheimer em pessoas que consomem quantidades moderadas de álcool, principalmente o vinho tinto, em comparação àqueles que não bebem.
REDUZIR SINTOMAS DA DEPRESSÃO
Em um dos estudos mais recentes dedicados a investigar os benefícios do vinho tinto para a saúde, pesquisadores espanhois relataram uma taxa de 32% menos casos de depressão entre os consumidores de vinho
RETARDAR CRESCIMENTO DE CELULAS MALIGNAS
Vários estudos indicam beneficios do vinho contra diversos tipos de cancro
Por exemlo, as substâncias químicas presentes nas cascas e sementes de uvas roxas reduzem os níveis de estrogênio e aumentam a testosterona em mulheres na pré-menopausa, o que resulta em um menor risco de desenvolver cancro da mama. Um resultado contrário ao que os estudos apontavam até então.
PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO
Embora as propriedades do vinho para manter a longevidade sejam ressaltadas desde a antiguidade, somente agora temos pesquisas que realmente atestam o fato.
Cada suplemento líquido de Erbenobili contém antioxidantes que beneficiam as defesas tumurais.
O vinho tinto contém uma alta concentração de ingredientes ativos como flavonoides, resveratrol, vitaminas A B1, B2, B3, B4, B6 K e J.